NFC nada mais é do que uma tecnologia que faz a troca de dados quando dois dispositivos se aproximam, é uma tecnologia que está presente em diversos dispositivos como celulares, relógios e outros. É muito utilizado para sistemas de pagamento por aproximação.
A criação da tecnologia NFC foi a Sony e Philips em 2002, com base na tecnologia RFID (radiofrequeência) que está presente em chaves de hotéis, por exemplo.
Para utilizar a tecnologia basta habilitar/ativar em seu dispositivo e fazer a aproximação em outro dispositivo, menos que 10 centímetros, depois é realizada a troca de informações.
Por exemplo o sistema de pagamento de aproximação, basta você ativar a tencologia em seu dispositivo, abrir sua carteira digital, selecionar o cartão e aproximar na máquininha de cartão que o pagamento será realizado, simples e fácil.
Ele funciona através da indução magnética, onde uma antena de um dispositivo gera um campo magnético que induz uma corrente elétrica em uma antena de outro dispositivo, permitindo a transferência de dados.
NFC é amplamente utilizado em pagamentos móveis (como Apple Pay e Google Pay), cartões de transporte público, troca de contatos ou arquivos entre smartphones, e até em dispositivos de automação residencial.
O NFC é considerado um sitema seguro, pois opera em distâncias pequenas o que impossibilita que terceiros tenham acessos e roubem qualquer tipo de informação.
A velocidade de transferência de dados via NFC é relativamente baixa, variando entre 106 kbit/s e 424 kbit/s. Isso é suficiente para a maioria das aplicações, como a transmissão de pequenas quantidades de dados, como informações de pagamento ou identificação
Segundo estudos, a quantidade de pagamentos digitais devem crescer em 80% no mundo todo até 2025, o que mostra o grande crescimento do sistema de pagamentos NFC.