1. O “lado escuro” da Lua não é escuro
Muita gente acha que a Lua tem um lado que nunca recebe luz, mas isso é mito. O que existe é o lado oculto da Lua, que não vemos da Terra por causa da rotação síncrona — ainda assim, ele recebe luz solar normalmente.
2. Há estrelas maiores que o nosso sistema solar
A estrela UY Scuti, por exemplo, é tão gigantesca que, se fosse colocada no lugar do Sol, seu raio ultrapassaria a órbita de Júpiter.
3. No espaço, seu corpo seria esmagado e esticado ao mesmo tempo
Perto de um buraco negro ocorre o fenômeno chamado espaguetificação: a gravidade intensa puxa os pés com muito mais força que a cabeça, esticando o corpo.
4. Existem mais estrelas no universo do que grãos de areia na Terra
Estima-se que haja cerca de 1 sextilhão de estrelas (1 seguido de 21 zeros!). É praticamente impossível imaginar algo tão grande.
5. O som não viaja no espaço
Como não há ar ou partículas suficientes, o espaço é completamente silencioso. Se você gritasse lá fora sem traje, ninguém ouviria.
6. O espaço tem cheiro
Astronautas relatam que o cheiro em seus trajes após caminhadas espaciais lembra metal quente ou churrasco queimado, causado por partículas ionizadas que grudam no tecido.
7. Existe chuva de diamantes em outros planetas
Em planetas como Netuno e Urano, acredita-se que a pressão intensa faz com que o carbono se cristalize em forma de diamantes, “chovendo” até o núcleo
