A privação de sono interfere diretamente na produção de hormônios fundamentais para o metabolismo, como insulina e cortisol. Esse desequilíbrio hormonal pode atrapalhar tanto o controle do apetite quanto o processo de ganho de peso a longo prazo. Por isso, garantir uma boa qualidade de sono é essencial para a saúde.
Para ajudar nesse processo, a nutricionista Amanda Figueiredo compartilha orientações para melhorar a qualidade do sono e até ensina uma receita de suco que pode contribuir nesse objetivo.
Higiene do sono
Manter um ambiente propício para dormir é essencial. Isso inclui ter horários de sono regulares, evitar o uso de telas antes de se deitar e criar um espaço tranquilo e relaxante para descansar.
Exercício e alimentação
A prática regular de atividades físicas e a escolha de alimentos que favorecem o sono podem fazer grande diferença. Entre eles estão chás calmantes e alimentos ricos em magnésio, como sementes, castanhas e folhas verdes.
Alimentos que prejudicam o sono
Opções ricas em calorias, especialmente aquelas com alto teor de açúcar e gordura, como doces, frituras e fast food, podem atrapalhar a qualidade do sono. Apesar de serem saborosas e atraentes, especialmente em momentos de cansaço, essas escolhas não são indicadas antes de dormir.
Em momentos de estresse, muitas pessoas procuram alimentos indulgentes, como doces e frituras, que oferecem uma sensação temporária de prazer”, complementa a nutricionista Amanda Figueiredo.

